terça-feira, 8 de abril de 2008

Células-tronco embrionárias


Por que as pesquisas com células-tronco embrionárias são alvos de discussões pela sociedade?

Ontem, alunos do 2° ano das turmas 1204 e 1205, promoveram um fervoroso debate sobre o uso de células-tronco embrionárias.

O uso de células-tronco embrionárias envolve questões éticas e religiosas. Uns defendiam que, na fase de mórula, ainda não se trata de um ser humano, e que, se estas células encontram-se congeladas e são inviáveis para implantação no útero, por que não usá-las para curar pessoas que precisam? Outros defendiam que desde o momento da fecundação tem-se uma vida humana com direitos, e o uso dessas células para pesquisa é um "atentado contra a vida.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Projeto Pioneiro de Construção de Mosquitéricas por Alunos das Ecolas de Saquarema

Após árduo trabalho de conscientização e prática, vimos o resultado do que a Educação pode realizar. Em 2007, escolas do município de Saquarema estiveram envolvidas no Projeto: Onde está a Dengue em Saquarema. Podemos dizer que a situação no nosso município é tranquila, visto que existem casos isolados e algumas suspeitas.
Tenho destacado, constantemente a importância da Educação para formação de sociedade, como deve ser. Combater a Dengue depende de civilidade. Cuidar para que seu vizinho não contraia dengue!!
Hoje, no Teatro Mário Lago, em Saquarema, tivemos mais um encontro com o Prof Maulori Cabral (Departamento de Virologia da UFRJ), mas desta vez, com um número maior de educadores, pois a idéia é de multiplicarmos nossas ações no combate a Dengue, que hoje mata muitos na cidade do Rio de Janeiro.
De nada adianta criticarmos governo que não passa "fumaçê" todos os dias ou agentes de saúde, que não estão sempre em nossas casas pondo larvicidas na água. O ciclo vital do mosquito compreende 4 estágios: ovo, larva, pupa e alado. Nós lançamos mão de apenas duas formas de eliminação: a dos alados e a das larvas. E o ovos continuam lá!
Devemos atentar para a ação: retirar do quintal, da laje, etc, objetos que acumulem água e mantém os ovos. Deles surgirão os novos mosquitos e a humanidade se sente derrotado por ele.